PRODUTOS PARA IMPORTAÇÃO

Desenvolvimento e oportunidades no Brasil

As importações de fertilizantes pelo Brasil devem crescer 7,5% em 2021, enquanto as vendas no país crescerão 4,5% na esteira de um aumento na renda agrícola.

Desenvolvimentos Recentes no Brasil

Em novembro de 2019, a Yara Internacional fez um acordo para comprar o complexo de fertilizantes da Vale SA na cidade de Cubatão, São Paulo. Essa aquisição permitiu à Yara dobrar sua capacidade de produção de fertilizantes no Brasil para 3 milhões de toneladas por ano.

Em janeiro de 2018, a Mosaic Company adquiriu a brasileira Vale Fertilizantes. Esta aquisição proporcionou à Mosaic uma tremenda oportunidade de capitalizar o rápido crescimento do mercado agrícola brasileiro e melhorar suas condições de negócios.

As importações de fertilizantes pelo Brasil devem crescer 7,5% em 2021, enquanto as vendas no país crescerão 4,5% na esteira de um aumento na renda agrícola. O Brasil fechará o ano de 2021 com compras no exterior de 35,3 milhões de toneladas, contra 32,85 milhões de toneladas em 2020 (Estimativa).

Os primeiros cinco meses de 2021 apresentaram o maior volume importado de fertilizantes pelo Brasil na série histórica desde 2011, com movimentação de mais de 13 milhões de toneladas. Os dados são do Boletim Logístico, divulgado em 7de julho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab – 2021).

O crescimento do uso de fertilizantes está associado ao bom desempenho do setor agrícola, cuja receita foi estimada em cerca de R$ 719 bilhões em 2021, um aumento de mais de R$200 bilhões (U$ 37,30 bilhões) em relação a 2020, com crescimento impulsionado pela safra de soja, além de melhores preços pagos pelo mercado. (Consultor MacroSector).

Sobre o milho, apesar da produção praticamente estável, a receita deve subir para R$134,8 bilhões (U$25,14 bilhões), contra R$89,6 bilhões (U$16,71 bilhões) no ano passado, estimou a consultoria. (Reuters)

Oportunidades no Brasil

Oportunidades no BrasilDevido às dimensões geográficas e variedades de biomas, trabalhar no mercado brasileiro é bastante desafiador, mas recompensador.

Com uma área de 8.516.000 quilômetros quadrados, a logística interna exige um esforço extra para estar mais próxima dos principais mercados. Apesar dos investimentos realizados nos últimos anos na rede logística, ainda faltam vias férreas, a rede hidroviária é precária e 60% das mercadorias dependem de estradas que nem sempre estão integradas com outros modais de transporte. (Fonte: Fórum Internacional da Cadeia de Suprimentos – Ilos 2018).

Esses fatores aumentam o custo da logística interna e exigem infraestrutura para armazenagem, distribuição e varejo.

Ter um parceiro local é uma estratégia fundamental para reduzir riscos e custos inerentes ao mercado com diferentes características e viabiliza estratégias de venda de fertilizantes complexos e soluções focadas em demandas específicas de produtores rurais, obtendo ganhos adicionais e reduzindo os efeitos da concorrência para o NPK, que é um produto homogêneo, e direciona o consumidor a produtos mais diferenciados e focados.

Fontes:

Este estudo compila, principalmente, informações de órgãos nacionais e internacionais como as que seguem;

ANDA (Associação Nacional para a Difusão de Adubos)
BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social)
ComexStat
IFA (Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes)
Ilos Consultoria
MacroSector Consultoria
Ministério da Economia
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Reuters

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